Após nove dias, Glauber Braga suspende greve de fome

O presidente da Câmara, Hugo Motta, suspendeu as deliberações no Plenário até o recesso parlamentar

Após nove dias, Glauber Braga suspende greve de fome

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) anunciou, nesta quinta-feira (17), a suspensão da greve de fome que vinha fazendo há nove dias. A decisão se deu depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) garantiu que o caso da cassação do parlamentar não será pautado.

Braga decidiu abdicar de se alimentar desde que o Conselho de Ética da Câmara votou pela cassação de seu mandato por ele ter expulsado a empurrões e chutes um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril de 2024.

O presidente Hugo Motta, por sua vez, suspendeu a deliberação no Plenário até o fim o semestre, nos próximos dois meses. No caso, para além do prazo da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), uma possível avaliação do caso de sua cassação só deve acontecer a partir de agosto.

Com a voz enfraquecida e o olhar cansado, Glauber Braga agradeceu aos movimentos sociais pelo apoio, além de seus colegas parlamentares, pelas articulações nos últimos dias. “Eu tô suspendendo a greve de fome, mas nós não estamos suspendendo a luta contra o orçamento secreto”, afirmou, por fim.