Projeto que proíbe consumo de cigarro em locais públicos de Caruaru é aprovado na Câmara

O texto impõe uma multa de R$ 700 para quem for pego fumando em praças e parques de Caruaru. O texto ainda depende de sanção

Projeto que proíbe consumo de cigarro em locais públicos de Caruaru é aprovado na Câmara

Foto: Pixabay

Caruaru pode proibir o consumo de cigarros e produtos semelhantes em praças e parques da cidade. Nessa terça-feira (8), a Câmara Municipal aprovou por unanimidade um Projeto de Lei que aplica multa de R$ 700 para quem for pego fumando em locais públicos. O texto ainda vai passar pela avaliação da Prefeitura.

A proposta do vereador Silvio Nascimento (PL) completa o consumo de outros ‘produtos fumígenos’ em via pública, como cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés – derivados ou não do tabaco -, além de maconha. O projeto define uma simples advertência como punição inicial e, em caso de reincidência, o fumante pego em flagrante recebe a multa. O texto ainda define a aplicação do dobro do valor da multa em caso de nova reincidência.

A proposta vai seguir para a avaliação do prefeito Rodrigo Pinheiro, que tem até o dia 5 de maio para vetar ou sancionar.

Fumante por 36 anos, Silvio Nascimento enfrenta um tratamento de câncer de pulmão, tendo se submetido a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Ciente das consequências do cigarro à saúde, ele defende que a iniciativa visa reduzir os casos de tabagismo na cidade.

“O tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, e que essa dependência expõe o fumante a um grande número de substâncias prejudiciais, algumas delas cancerígenas”, ressaltou ao justificar o projeto.

Quer fazer alguma denúncia? Sugerir uma matéria ou até mandar críticas e elogios? Fala com a gente no WhatsApp. É só clicar aqui e mandar teu recado.