PSDB de PE é alvo de intervenção nacional; lideranças discordam e 34 se desfiliam do partido
Com a medida, direção do PSDB-PE passou a ser de Álvaro Porto. Em reação, a vice-governadora Priscila Krause, o até então presidente do partido no Estado, Fred Loyo, e mais 32 prefeitos anunciaram a desfiliação do partido
abril 3, 2025 - 8:01 am

Álvaro Porto, presidente da Alepe e do PSDB-PE. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá
O tucanto pernambucano está em revoada. Isto porque, nessa quarta-feira (2), a Executiva Nacional do partido anunciou uma intervenção no Diretório Regional de Pernambuco. A medida destituiu o atual presidente do partido, Fred Loyo, e passou o comando da legenda no Estado para o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto.
A intervenção, contudo, causou discordância entre os líderes do PSDB e, como consequência, tanto Loyo, quando a vice-governadora Priscila Krause – a menos de um mês na legenda, e 32 prefeitos, anunciaram a desfiliação da legenda.
A intervenção
A intervenção foi anunciada por Álvaro Porto em nota. Mostrando articulação e poder diante da governadora Raquel Lyra (PSD), que é uma ex-tucana e com quem mantém uma quebra de braço dentro da Alepe, Porto disse que a Nacional “constatou tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária”.
Veja a nota na íntegra:
“A Executiva Nacional do PSDB resolve intervir no Diretório Regional de Pernambuco onde constatou tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária. Fruto dessa decisão, houve por bem nomear uma comissão interventora presidida pelo deputado Álvaro Porto de Barros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para que, juntamente com os outros membros designados, num prazo de 180 dias – podendo este prazo ser prorrogado – tenham a atribuição de organizar e dirigir o partido no âmbito estadual.
A Executiva Nacional determinou a alteração da composição do Diretório estadual junto à Justiça Eleitoral, inclusive no sistema de gerenciamento de informações partidárias, e designou também o secretário-geral da Executiva Nacional, deputado Paulo Abi Ackel, como relator e responsável pelo acompanhamento do processo de forma permanente.
Álvaro Porto, presidente da Comissão Interventora do
PSDB/PE
A reação da nata do PSDB de PE

O anúncio da intervenção gerou uma reação em massa entre os tucanos. Como consequência, o até então presidente estadual, Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, além do prefeito de Caruaru, no Agreste, Rodrigo Pinheiro, do prefeito de Paulista, na Região Metropolitana, Ramos, e outros 30 gestores municipais divulgaram um comunicado saindo do PSDB.
O texto observa que a medida “representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB”.
Veja a nota na íntegra:
Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo.
Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.
A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.
É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado.
Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.
Subscrevem esse comunicado:
Frederico Loyo Filho
Vice- Governadora Priscila Krause
André Raimundo – prefeito de Cachoeirinha
Aninha da Ferbom – prefeita de Nazaré da Mata
Berg de Hacker – prefeito de Rio Formoso
Beto do Sargento – prefeito de Belém de Maria
Biu Abreu – prefeito de Orobó
Dió Filho – prefeito de Riacho das Almas
Diógenes Patriota – prefeito de Tuparetama
Diogo – prefeito de Barra de Guabiraba
Dona Graça – prefeita de Catende
Dr. Pedro Alves – prefeito de Iguaracy
Duguinha – prefeito de São Joaquim do Monte
Eder – prefeito de Vicência
Elizinho – prefeito de Carnaubeira da Penha
Fátima Borba – prefeita de Cortês
Izalta – prefeita de Ibirajuba
Joelda Pereira – prefeita de Tacaimbó
Joia – prefeito de Salgadinho
Júnior de Rivaldo – prefeito de Saloá
Júnior Pinto – prefeito de Exu
Luciano Bonfim – prefeito de Triunfo
Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco
Marlos Henrique – prefeito de Maraial
Paulo Galvão – prefeito de Itamaracá
Pollyanna Abreu – prefeita de Sertânia
Professora Elcione – prefeita de Igarassu
Rael- prefeito de Vertentes
Ramos – prefeito de Paulista
Rodrigo Pinheiro – prefeito de Caruaru
Simãozinho – prefeito de Alagoinha
Teto Teixeira – prefeito de Moreilândia
Wellington – prefeito de Ibimirim
Xicão Tavares – prefeito de Verdejante