‘Irreversível’: José Múcio e Raquel garantem Escola de Sargentos em Pernambuco

Após o projeto sofrer uma drástica redução para atender à preservação da região, o novo cronograma prevê o início das obras para 2027

‘Irreversível’: José Múcio e Raquel garantem Escola de Sargentos em Pernambuco

Foto: Victor Gouveia/LeiaJá

O ministro da Defesa, José Múcio, e a governadora, Raquel Lyra, garantiram que a Escola de Sargentos do Exército será construída em Pernambuco. Nessa segunda (15), o Comando Militar do Nordeste (CMNE) apresentou a nova proposta para a construção dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.

Após o projeto sofrer uma drástica redução para atender à preservação da região, o novo cronograma prevê o início das obras para 2027. A expectativa é que o complexo de formação militar seja entregue em 2035, com capacidade para seis mil residentes, sendo mais de dois mil alunos.

Com uma eleição presidencial no meio, o atual governo federal pode não fazer parte da inauguração do projeto. No pior dos cenários, uma reviravolta em Brasília poderia tirar a Escola de Sargentos de Pernambuco.

Ainda assim, o ministro da defesa e a governadora de Pernambuco foram firmes para assegurar a construção no estado. “A Escola de Sargentos aqui é irreversível. Aqui tem um grupo de trabalho montado e feito por várias mãos, onde a gente trabalha todos os dias para garantir as contrapartidas necessárias à instalação da futura escola de sargento no nosso estado”, afirmou Raquel Lyra.

O ministro Múcio também enfatizou que uma eventual mudança no comando do país não vai tirar a obra do estado. “A gente bateu o prego e tem que virar a ponta para garantir que no futuro ninguém vai mexer nisso. Essa obra é do estado de Pernambuco”, destacou. “As próximas gerações vão nos agradecer”, concluiu o líder da pasta.