Pesquisa aponta João Campos reeleito com 64,6% dos votos 

Primeira pesquisa eleitoral em 2024 no Recife mostra cenário de reeleição do prefeito João Campos (PSB), ainda no primeiro turno, com mais de 64% dos votos

Pesquisa aponta João Campos reeleito com 64,6% dos votos 

Prefeito João Campos (PSB) tem a preferência para a reeleição. Foto: Edson Holanda/PCR

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), protagoniza o cenário de reeleição no primeiro turno com 64,6% dos votos. Os dados são da primeira pesquisa eleitoral de 2024, do Instituto Paraná de Pesquisas, em parceria com a TV Tribuna, apresentada nesta segunda-feira (4). O levantamento entrevistou 802 recifenses de diversos bairros e questionou os votos dos possíveis candidatos em diferentes cenários. O atual gestor da cidade é reeleito com grande vantagem em todos eles. 

Cenários apontam reeleição

No primeiro cenário estimulado, 64,6% dos participantes escolheram Campos. Os demais candidatos, João Paulo (PT), Daniel Coelho (Cidadania), Gilson Machado (PL), Dani Portela (PSOL) e Túlio Gadelha (Rede Solidariedade) abocanharam parcelas menores. Respectivamente, 7,5%, 5,5%, 5,4%, 1,5% e 1%. Na contagem, 6% não soube responder e 8,6% votariam branco ou nulo. 

Já no segundo cenário estimulado apresentado aos entrevistados, sem João Paulo e Túlio Gadelha, o gestor municipal ganha uma vantagem maior ainda, de 69,7% da preferência. Daniel Coelho recebeu 6,6% dos votos, enquanto Gilson Machado, 5,7% e Dani Portela 2,1%. Neste cenário, 6,4% não soube responder, enquanto 9,5% escolheram branco ou nulo. 

Em um terceiro cenário estimulado, João Campos tem a maior vantagem da pesquisa, vencendo com 70,2% dos votos. Competem com ele, Daniel Coelho, com 7%, Gilson Machado, com 5,7%, e Túlio Gadelha, com 1,6%. Neste cenário, 6,4% não soube responder e 9,1% optaram por branco ou nulo. No entanto, o quarto cenário, que retirou apenas Túlio Gadelha do rol de opções, Campos vence com 64,8%, sendo que 5,6% não souberam responder e 9,1% votariam branco ou nulo. Na lista, João Paulo teve 7,6% das escolhas, Daniel Coelho 5,7%, Gilson Machado 5,4% e Dani Portela 1,5%. 

Rejeição 

No cenário de rejeição, por outro lado, João Campos é o nome menos votado, com apenas 11,5% da preferência, demonstrando que a maioria da população ainda prefere ele. João Paulo, por sua vez, lidera a lista com 31,8% dos votos, seguido de Daniel Coelho com 27,1% e Túlio Gadelha com 23,6%. Gilson Machado e Dani Portela, com 21,3% e 20,2%, figuram logo depois. 12% não souberam responder neste cenário, e 2,7% escolheram branco ou nulo. 

Avaliação e aprovação 

O Instituto Paraná Pesquisas também procurou saber dos entrevistados sobre a avaliação da administração de João Campos, em que ele tem 81,8%e de aprovação, e apenas 15,7% de reprovação. Desses, 68,4% avaliaram a gestão como ótima e boa, contra 10,7% como ruim ou péssima.