Pernambuco reforça ações contra avanço de SRAG em crianças no período sazonal

206 novos leitos pediátricos seguem abertos exclusivamente para o enfrentamento da sazonalidade em 2025

Pernambuco reforça ações contra avanço de SRAG em crianças no período sazonal

Foto: Divulgação

De acordo com dados apresentados durante a reunião desta quarta-feira (16), 206 novos leitos pediátricos seguem abertos exclusivamente para o enfrentamento da sazonalidade em 2025. Um ponto de destaque é a ampliação das teleinterconsultas. Desde o dia 10 de março, a SES-PE antecipou em mais de 30 dias, em relação ao ano passado, a implementação da Teleinterconsulta em Pediatria. Segundo os dados mais recentes, já foram realizadas cerca de 350 consultas remotas com médicos da Central de Regulação do Estado, promovendo melhor direcionamento dos casos e fortalecendo a discussão clínica para diagnóstico e manejo adequados de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Apesar da tendência de aumento nas notificações de SRAG e nas solicitações por leitos, a rede estadual de saúde mantém, até o momento, um nível de atendimento estável — embora sob alerta de crescimento. “Seguimos observando, na última semana epidemiológica, um aumento nas solicitações e nos casos notificados, tanto pela Vigilância quanto pela Rede de Assistência à Saúde. No entanto, a rede assistencial permanece estável, sem pressão significativa. Essa estabilidade é resultado da preparação antecipada, com a abertura de leitos, que tem permitido manter o equilíbrio, mesmo diante do crescimento na média de solicitações e de ocupação”, destacou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira.

Sazonalidade

Em Pernambuco, o período de sazonalidade dos vírus respiratórios ocorre entre março e agosto. Durante esses meses, há um aumento significativo na circulação de vírus respiratórios, especialmente entre crianças, levando a um crescimento nos casos de doenças respiratórias. Anderson Oliveira detalha alguns cuidados necessários para a proteção das crianças nesse período.

“Reforçamos, mais uma vez, o alerta, especialmente com a proximidade de um feriado prolongado: é fundamental redobrar os cuidados com nossas crianças. Medidas de prevenção continuam sendo essenciais — evitar passeios desnecessários, manter a higiene das mãos e, em caso de sintomas gripais, não levar a criança à escola. Esses cuidados fazem a diferença. É um esforço conjunto entre sociedade e governo, cada um fazendo a sua parte para que possamos seguir com ações de controle eficazes”, explicou.

Comitê da Sazonalidade SRAG 

Criado em fevereiro deste ano, o grupo é composto por especialistas que se reúnem semanalmente para discutir as ações para o período da sazonalidade na pediatria, baseados em dados epidemiológicos e no desenho da rede assistencial, juntamente com a vigilância em saúde. A equipe acompanha as etapas que definem as mudanças de fases descritas no plano de contingência para que todas as medidas sejam tomadas de forma oportuna.

*Da assessoria