Incêndio atinge parte do Mercado da Madalena, no Recife
De acordo com a Prefeitura do Recife, o fogo atingiu duas operações do Mercado da Madalena, mas não deixou vítimas
abril 12, 2025 - 10:48 am

Foto: Marlon Diego/PCR
Um incêndio atingiu os boxes do Mercado da Madalena, na Zona Oeste do Recife, na madrugada deste sábado (12). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o sinistro, que começou por volta da 1h, não deixou vítimas e foi considerado sob controle às 2h40. Informações preliminares indicam que as chamas se iniciaram após um carro que estava estacionado dentro do mercado pegar fogo. Os bombeiros, o Centro de Operações do Recife (COP) e a Defesa Civil Municipal investigam as causas do incêndio.
Ainda durante a madrugada, equipes do COP e da Secretaria Executiva de Defesa Civil realizaram uma vistoria no local. A Prefeitura do Recife (PCR) confirmou que o fogo atingiu duas áreas de operação do mercado. O prefeito em exercício do Recife, Victor Marques (PCdoB), esteve no equipamento público na manhã deste sábado para acompanhar a situação. As atividades do mercado estão temporariamente suspensas.

Áreas atingidas
Também na manhã deste sábado, o LeiaJá enviou uma equipe ao Mercado da Madalena para conversar com comerciantes locais. Segundo a autônoma Adriana Borges, as chamas atingiram uma loja de peixes ornamentais e uma sapataria. Os demais comerciantes foram acionados ao local para realizar a remoção de produtos perecíveis e outros bens que possam ser prejudicados pela falta de energia na área interna.
“Até agora, o mercado está fechado, porque haverá uma investigação para saber a causa do incêndio. Só liberaram a entrada dos comerciantes para que a gente retire os produtos que possam estragar, porque está sem energia, tiveram que cortar o serviço. O fogo só atingiu duas lojas no lado direito do mercado”, relata Adriana.

O comerciante Temistocles Neto, gerente de um aquário que opera no Mercado da Madalena, relatou a dificuldade que enfrenta para fazer a remoção dos animais da loja.
“Durante a madrugada, recebi mensagens de amigos informando que o mercado estava pegando fogo. Minha loja não foi atingida, mas temos um problema aqui com os animais, porque não há energia elétrica e eles estão em sofrimento. A gente tem um aquário de água salgada que, se passarmos muito tempo sem energia, os corais começam a morrer, porque a temperatura sobe e a oxigenação cai. Estou tentando minimizar como posso”, acrescentou o lojista.
O que diz a Prefeitura do Recife
Em nota, a gestão municipal informou que já apura as causas do incêndio. As atividades da área interna do mercado serão suspensas para a limpeza do local e para avaliação da rede elétrica. A previsão é que, em até 72 horas, as operações que não foram afetadas pelo fogo retomem suas atividades. Já os restaurantes da área externa voltam a funcionar no início da tarde deste sábado.

“O Mercado da Madalena teve sua coberta recuperada em 2022 e também passou por uma requalificação da rede elétrica, que embutiu a fiação – proporcionando maior segurança. A Prefeitura se coloca à disposição dos permissionários para prestar toda assistência necessária e discutir as melhores alternativas para o pleno restabelecimento das atividades do centro de compras”, concluiu a prefeitura.
*Com informações de Tainah Santana