Governo de Pernambuco propõe bilhete único para transporte na RMR
A proposta do bilhete único será apresentada na reunião do conselho superior de transporte metropolitano. A ideia é extinguir o Anel B
fevereiro 19, 2024 - 8:18 pm

Valor de ônibus e BRTs será o mesmo em toda a RMR. Foto: Divulgação
O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio de Transporte, vai propor a extinção do Anel B nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) e a implantação do bilhete único em todas as linhas do sistema rodoviário. Além disso, não haverá reajuste do então Anel A, mantendo o valor da passagem unitária em R$ 4,10. O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), se reúne nesta quinta-feira (22) para debater a ideia.
Ao pagar a tarifa única, o passageiro poderá realizar até cinco embarques dentro do prazo de duas horas de utilização do sistema. Portanto, segundo a governadora Raquel Lyra (PSDB), o benefício atinge boa parte da população.
“Essa proposta beneficia mais de 700 mil pessoas, em toda a Região Metropolitana do Recife, que passariam a ter apenas um anel. É uma medida que visa proporcionar mais facilidade para os usuários que utilizam o transporte público diariamente. As pessoas que moram longe do seu local de trabalho serão as mais beneficiadas”, afirmou.
A mudança visa beneficiar mais de 90% dos usuários do transporte. O governo deverá arcar com os custos do aporte adicional anual em favor dos usuários, de aproximadamente R$ 60 milhões, no pagamento de subsídios para não afetar o bolso da população.
Reunião acontece nesta quinta-feira
No entanto, apesar dos benefícios, o CSTM não recebeu a pauta da reunião dentro do prazo. Segundo membros do Conselho, o governo do estado deveria ter enviado a proposta com antecedência para que fosse possível elaborar uma contraproposta antes da reunião. “Vai depender do modelo que será apresentado e o entendimento, iremos votar em favor de nós usuários, melhorando o sistema”, disse um dos membros do CSTM que representa o segmento dos usuários comuns.
“Porém a reunião deveria ser adiada pois é em cima e não foi dado o prazo de 10 dias para encaminharmos nossas propostas”, continuou.
Bilhete único
O bilhete único já opera em diversas cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Fortaleza. O CSTM é o órgão colegiado formado por integrantes do poder público, da sociedade civil, representantes de empresas de transporte e sindicatos que deliberam sobre propostas relativas ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.