Casa Astral realiza Feira Rede Astralize na Zona Norte do Recife

Evento acontece no próximo dia 26 de abril, das 14h às 19h

Casa Astral realiza Feira Rede Astralize na Zona Norte do Recife

O duo Precious Reggae Woman é formado por Rastafl4via & Nena Callejera. Foto: Divulgação

No próximo dia 26 de abril, a Casa Astral, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, realiza a Feira Rede Astralize. Com entrada gratuita, o evento acontece das 14h às 19h e trará exposição de artesanato, oficinas, rodas de diálogo e atrações musicais.

Esta culminância faz parte da Rede Astralize de Artesãs, um projeto do Instituto Casa Astral. Nele, cerca de 40 artesãs participam de formações, feiras e espaços de diálogo. Vale ressaltar que esta atividde conta com intérprete de libras.

“Esse momento é fundamental para apresentar ao público o trabalho das artesãs que integraram o projeto. Ao observar as atividades realizadas, percebo o quanto elas se aprofundaram em seus próprios empreendimentos”, afirma Déborah Assunção, coordenadora da Rede Astralize de Artesãs.

Programação do evento

No final da tarde, às 16h30h, será realizada a roda de diálogo “Valorização do Artesanato”, com mediação de Déborah Assunção. Ainda estarão presentes Nivaldo Jorge da Silva, artesão e conselheiro Estadual de Cultura; Ayla Guadalupe, artesã e artista visual; e Rosana Biserra Alves, artesã e professora.

Já a oficina “Estética ancestral – Uma vivência sobre o visual dos povos tradicionais” será ministrada pela artesã Íris Regina. Voltada para mulheres que possuem experiência em práticas artesanais. Assim, elas aprenderão técnicas para transformar couro em itens como brincos, colares, pulseiras, carteiras e bolsas. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas na hora, por ordem de chegada.

Por fim, o duo Precious Reggae Woman dominará o local com sua sonoridade ancestral e potente. Criado em 2018 por Rastafl4via & Nena Callejera, é um projeto de pesquisa musical dos ritmos das culturas da diáspora africana. Inspirado pelo protagonismo feminino do movimento Sound System, o PRW, com uso de mixagens e dub poetry, performam como Mestras de Cerimônia.

Realizado pelo Instituto Casa Astral, a rede tem coordenação de Déborah Assunção e produção executiva de Guida Gomes. Ainda conta com assistência de produção Alice Gomes, Cleonice Rodrigues e Hortência Camelo. Esta iniciativa conta com incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura através da Prefeitura da Cidade do Recife.