Periferia Criativa abre inscrições para capacitação cultural gratuita

Inscrições vão até 23 de abril

Periferia Criativa abre inscrições para capacitação cultural gratuita

Periferia Criativa abre inscrições para capacitação cultural gratuita. Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 23 de abril as inscrições para a primeira edição do projeto Periferia Criativa: Fortalecendo Projetos e Portfólios Culturais, iniciativa gratuita voltada à capacitação de artistas e produtores culturais, com foco em moradores da periferia e de comunidades tradicionais. Idealizado pela produtora cultural Ceça Cardoso, o projeto busca promover autonomia e fortalecer a atuação de agentes culturais no acesso a editais, políticas públicas e sustentabilidade de carreira.

As oficinas, que acontecem aos sábados entre 26 de abril e 31 de maio, no CECOM Pastor Isaac Martins, em Abreu e Lima (PE), irão oferecer 32 horas de formação, com conteúdo teórico e prático sobre elaboração de projetos culturais, submissão a editais, captação de recursos e criação de portfólios profissionais. Os participantes receberão certificado de conclusão e um portfólio cultural desenvolvido durante o curso, pronto para ser usado em futuras oportunidades.

Serão oferecidas 15 vagas, sendo 10 destinadas prioritariamente a residentes de Abreu e Lima e 5 para candidatos de outras localidades. O projeto também reserva 3 vagas prioritárias para pessoas com deficiência (PCDs). Podem se inscrever artistas e produtores culturais a partir de 18 anos. Como forma de incentivo à participação, cada selecionado receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 10 por aula, destinada ao deslocamento.

A ação é realizada com apoio da Lei Aldir Blanc – Abreu e Lima e reforça a importância da inclusão e valorização da produção cultural periférica, oferecendo ferramentas concretas para que artistas locais se fortaleçam e ampliem sua presença no cenário cultural.

*Da assessoria