Esther Dweck comenta próximos passos do CNU e diz que mais informações serão divulgadas ainda nesta semana
Ministra afirmou que o certame tem previsão de disponibilizar três mil vagas
abril 23, 2025 - 7:39 pm

Esther Dweck durante participação no “CNN Money – Pulso Econômico: As Novas Regras do Jogo”. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
No início da tarde desta quarta-feira (23), a ministra ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comentou, em entrevista concedida em um evento promovido pela CNN Brasil, as diretrizes da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Ela afirmou que o certame tem previsão de disponibilizar três mil vagas, e oferecer salários que podem chegar a R$21.000. Além disso, a ministra destacou que novas carreiras no ramo de defesa de segurança pública e desenvolvimento socioeconômico estarão entre as opções dos candidatos. Ambas, com remunerações iniciais próximas a R$ 9 mil.
“São duas carreiras muito importantes, que complementam as carreiras de política social, de analista de infraestrutura, e de analista de tecnologia da informação. São nossas grandes carreiras transversais[…] Nossa visão, é que essas são as carreiras do futuro”, afirmou.
Divulgação do termo de referência
Ela pontuou, ainda, que a publicação do termo de referência para as bancas, documento que convoca as instituições interessadas em organizar o concurso, está pronto e deve ser publicado nos próximos dias. De acordo com a ministra, estarão previstos no texto o número de vagas do certame e os demais detalhes sobre o cronograma e a estrutura das provas.
“Acabei de saber que o termo de referência, que é justamente a chamada para as bancas, está pronto, e nós estamos com a expectativa de publicá-lo em breve, talvez ainda essa semana, ou, no máximo no início da semana que vem. Lá estará previsto o número de vagas, e nós iremos divulgar quais serão essas vagas”, enfatizou Esther.
Publicação do provimento
A respeito da publicação que autoriza o provimento das 4.300 pessoas aprovadas na edição anterior, Dweck também afirmou que será divulgada em breve.
“Nós vamos publicar até amanhã, ou talvez hoje ainda, o provimento das pessoas que passaram no Concurso Nacional Unificado e que não têm curso de formação. São quase 4.300 pessoas que a gente vai publicar autorização de provimento para que elas possam ingressar no Serviço Público Brasileiro nas próximas semanas, de preferência”, verbalizou.