Que seja doce: chocolate pode ser aliado durante o Enem e vestibulares

Segundo a psicóloga Tânia Mendes, o doce funciona como um “regulador emocional”

Que seja doce: chocolate pode ser aliado durante o Enem e vestibulares

Chocolates. Foto: Unsplash

Os meses que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 são marcados por rotina de estudos, estratégias, resolução de questões, como também cuidados com a alimentação e saúde mental. Em meio a esse cenário, o consumo de chocolate se torna um aliado no alívio do estresse e ansiedade. Segundo a psicóloga Tânia Mendes, o doce funciona como um “regulador emocional”.

“O chocolate contém ingredientes responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, ele estimula a liberação de endorfinas, que auxiliam na redução da ansiedade e estresse”, explica Mendes. Contudo, a psicóloga pondera que o consumo não deve ter exageros, pois, “pode causar efeito rebote e agravar os sintomas ou um desajuste intestinal”.

Luana Ferreira, de 17 anos, realiza pela segunda vez o Enem. A primeira foi como treineira. Com uma rotina dividida entre escola, curso preparatório e estudos em casa, ela relata que costuma incluir o chocolate na rotina para aliviar a tensão.

“Em 2024, eu fiz o Enem como treineira, porque estava no segundo ano. Esse ano [2025], é pra (sic) valer e isso tem me deixado um pouco ansiosa. Como um pouco de chocolate nos dias em que me sinto mais agitada e percebi que tem me ajudado nessa questão. Parece meio bobo e sei que não funciona para todo mundo, mas está fazendo diferença para mim”, diz.

Uma estratégia emocional

A psicóloga Tânia Mendes salienta que o consumo de chocolate e doces em geral pode ser mais do que um item alimentar que o candidato leva no dia da aplicação do Enem ou vestibulares. “Os doces no geral podem fazer parte de uma estratégia de autorregulação emocional durante a preparação e provas. Eles podem funcionar com reguladores atrelados a técnicas de respiração, boa alimentação e horas adequadas de descanso e sono”.

E complementa: “Essas pequenas coisas trazem sensação de prazer e conforto, pontos que têm um papel crucial no controle emocional e de concentração. O chocolate, quando usado com consciência, torna-se, sim, o aliado e uma alívio nesses momentos”.