Mesmo com prazo encerrado, estudantes da rede estadual de Pernambuco seguem sem kits escolares e fardamento

Alunos cobram do governo a entrega dos materiais

Mesmo com prazo encerrado, estudantes da rede estadual de Pernambuco seguem sem kits escolares e fardamento

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

Mesmo após o término do prazo estabelecido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE-PE), que previa a entrega dos kits escolares e fardamentos até o final de março, os estudantes da rede estadual seguem sem receber os materiais essenciais para o ano letivo. 

Em conversa ao LeiaJá, o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UMES), Kleyton Pimentel, relata que algumas escolas vistoriadas pela entidade já receberam os materiais, porém outras não.

“Das escolas que a gente cobrou, algumas receberam, como a escola Felipe Camarão, o EREM Pompeia Campos, o ETE Miguel Batista e mais algumas outras. Porém existem escolas que ainda estão sem os kits ou chegou insuficiente”, diz.

Com o objetivo de esclarecer as problemáticas enfrentadas pelas unidades escolares da rede estadual, será realizada, nesta terça-feira (1º), uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no centro do Recife. O secretário de Educação, Gilson Monteiro Filho, foi convocado para prestar esclarecimentos sobre os diversos problemas.

Amanhã na audiência, vamos questionar o secretário de educação o porquê dessas escolas ainda não receberem, porque o prazo já acabou. Nós estamos, enquanto estudantes, no escuro e quem está dando tiro é o governo do estado, e a bala está acertando os estudantes. A educação está sendo precarizada dia após dia e nós estamos sofrendo com isso. O governo de Pernambuco precisa acordar e entender que, se não houver diálogo com os movimentos estudantis, se não houver diálogo com a classe estudantil, se não houver diálogo com os trabalhadores da educação, a educação nunca vai conseguir progredir”, conta Kleyton Pimentel.

Sem kits e fardamento, estudantes foram às ruas 

Nesta última sexta-feira (28), estudantes foram às ruas com a realização de um ato de cobrança  do governo de Pernambuco, realizado em frente a SEE-PE.

Os estudantes reivindicaram o atraso na entrega dos kits escolares e fardamentos. Além disso, também protestaram sobre a precarização da merenda e a falta de climatização nas escolas estaduais. Confira o momento abaixo: 

Na manifestação, ainda foi formada uma comissão de estudantes, que levou um ofício que lista as principais reivindicações para melhorias das escolas da rede estadual, a ser protocolado pela SEE-PE.

Governo do Estado se posiciona

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco afirmou que os fardamentos já foram distribuídos em todas as escolas da rede estadual, com cada estudante recebendo uma unidade. No entanto, a entrega dos kits escolares ainda está em andamento, dependendo da disponibilidade dos fornecedores.

Confira nota na íntegra: 

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) esclarece que já distribuiu o fardamento em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino, totalizando 566.904 fardas, sendo entregue uma unidade para cada estudante, e até o fim do ano deve entregar um total de 1,8 milhão de fardamentos. A entrega dos kits escolares segue em andamento, de acordo com a disponibilidade dos fornecedores, e já alcançou 106.217 estudantes em todo o estado.

A SEE reforça seu compromisso em garantir que todos os estudantes tenham acesso aos materiais necessários para o pleno desenvolvimento das atividades escolares. Além disso, a pasta mantém diálogo constante com os fornecedores para assegurar a continuidade do processo e minimizar possíveis atrasos.