Inep e MEC divulgam edital de isenção do Enem 2025

O documento também traz informações para justificar a ausência na edição de 2024 do exame

Inep e MEC divulgam edital de isenção do Enem 2025

Página do Participante. Foto: Maya Santos/LeiaJá/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC) divulgaram, nesta segunda-feira (31), o edital de solicitação de isenção de taxa de inscrição, no valor de R$ 85, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O documento também traz informações para justificar a ausência na edição de 2024 do exame. O Inep salienta que candidatos que conseguiram isenção, mas não compareceram nos dias de aplicação no ano passado devem justificar para realizar o Enem 2025 gratuitamente.

Quem tem direito à isenção do Enem?

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem recorrer à gratuidade estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escola pública, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além disso, participantes inscritos no Cadastro único para Programa Sociais do Governo Federal (Cadúnico) podem realizar a solicitação entre os dias 14 e 25 de abril. O procedimento é por meio da Página do Participante, com login e senha cadastrados no Gov.br.