Um mês após início das aulas, estudantes ainda estão sem kits escolares em Pernambuco

Governo garante entrega dos kits até o final do mês de março

Um mês após início das aulas, estudantes ainda estão sem kits escolares em Pernambuco

Foto: Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

Após um mês do retorno às aulas do ano letivo de 2025 na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, os estudantes de algumas escolas públicas comentam que ainda não receberam o fardamento nem os kits escolares. A ausência dos materiais, que devem ser entregues no primeiro mês do semestre letivo, tem gerado questionamentos entre os estudantes. 

Por meio de uma publicação da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) sobre a entrega dos fardamentos e kits, os estudantes questionam os atrasos. Além disso, parte deles reclama da quantidade de fardamentos disponibilizados.

Uma camisa pro ano todo? E mais, já é final de fevereiro e nem material deram ainda [SIC]”, comentou uma estudante. Uma outra também comenta sobre o atraso dos materiais: “As aulas já começaram há quase um mês! Essas entregas já deveriam ter sido feitas! Absurdo! Na minha escola alguns alunos nem caderno tem [SIC]”, disse.

Na postagem, os pais também se manifestam e cobram do governo uma solução para os atrasos: “Na escola onde minha filha estuda, deram apenas duas camisas, mas os materiais, até agora, nada [SIC]”, relatou uma mãe. “Minha filha recebeu só uma. E o material, que é o mais importante, ainda não entregaram [SIC]”, comentou outra mãe.

Corpo discente cobra posicionamento 

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UMES), Kleyton Pimentel, destaca os planos do governo para a entrega dos materiais e recursos destinados aos estudantes. Ele também cobra um posicionamento do estado sobre os atrasos na distribuição dos kits.

O ano mal começou e mais uma vez o Governo do Estado de Pernambuco está em débito com os estudantes. Só esse ano, depois do escândalo da merenda, da troca pela terceira vez do secretário da Educação, mais uma vez o Governo do Estado de Pernambuco atrasa a entrega dos materiais nas escolas. Em 2023, o governo Raquel Lyra, atrasou durante seis meses a entrega do material escolar em algumas escolas do estado, e agora mais uma vez  o ano letivo começa e o material não está sendo entregue em muitas escolas”, relatou Kleyton.

Confira o questionamento completo abaixo:

O que diz a Secretaria

Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco declarou que o prazo para a distribuição dos kits escolares é até o fim de março e que as entregas dos materiais ocorrem conforme a chegada dos lotes à SEE. Contudo, a logística de distribuição prioriza os estudantes novatos.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) informa que a distribuição dos kits escolares deve ser concluída até o fim de março. Ao todo, o Governo de Pernambuco vai distribuir 460.425 kits, que já foram assegurados e estão em rota de entrega desde janeiro. Sobre o fardamento, as entregas acontecem conforme os fornecedores disponibilizam os lotes para a Secretaria de Educação. A partir daí, a equipe de logística distribui para as escolas, priorizando estudantes novatos, como vem acontecendo desde o início do ano letivo. Em 2025, serão fabricadas cerca de 1,8 milhões de peças, que devem ser distribuídas ao longo do ano.