Com aprovados aguardando convocação de concurso, Governo de Pernambuco lança edital de seleção para professor temporário

As vagas do edital publicado neste sábado (11) são para atuação no EJA Campo

Com aprovados aguardando convocação de concurso, Governo de Pernambuco lança edital de seleção para professor temporário

Foto: Filipe Jordão/SEE

O Governo de Pernambuco lançou o edital da seleção simplificada, com 271 vagas, para contratação temporária de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo). Contudo, aprovados no último concurso promovido pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE) ainda aguardam convocação.

Conforme o edital, a seletiva contempla profissionais com formação de nível médio e superior para diversas funções, incluindo áreas como Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Práticas Agrícolas. O processo seletivo consistirá em uma única etapa, com análise curricular.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet no período de 13 a 27 de janeiro. Segundo o cronograma, a análise dos currículos é entre 28 de janeiro e 14 de fevereiro, com a divulgação do resultado preliminar em 21 de fevereiro. Já a homologação está prevista para 20 de março.

As oportunidades estão distribuídas em várias Gerências Regionais de Educação (GRE) de Pernambuco, nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, São Lourenço, Afogados da Ingazeira, entre outras. O salário ofertado é de até R$ 4.580,57.

Confira o edital:

Desenvolvido por EmbedPress

TCE pede substituição de professores temporários por aprovados em concurso

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou em março de 2024 a substituição de professores temporários por docentes aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE-PE), realizado em 2022.

A medida cautelar apontava que a SEE-PE se abstenha de “renovar ou celebrar novos contratos por tempo determinado em casos de lotações funcionais contempladas no cadastro de reserva do concurso público”.

Na ocasião, a pasta esclareceu que “vem tomando todas as medidas cabíveis para nomear os professores aprovados no último concurso”. Ademais, a nota ressaltou-se que desde o início da gestão de Raquel Lyra (PSDB), “mais de 3.500 professores foram convocados”. Sobre a determinação do TCE, a SEE informou estar “verificando o teor da decisão”.

Última convocação

Em dezembro de 2024, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE), convocou 963 professores aprovados no certame. O quantitativo foi abaixo do previsto no cronograma divulgado pela gestão estadual.

“Serão nomeados 1.956 professores no dia 30 (de outubro), 1.609 no dia 15 de novembro e 1.036 no dia 30 de novembro. Nós estamos trabalhando firme para melhorar a educação de Pernambuco”, disse a governadora Raquel Lyra em outubro.