Confira 5 filmes que incentivam o aprendizado para assistir no período das férias

Especialista diz que assistir a filmes com importantes ensinamentos mesmo no período das férias traz benefícios ao desenvolvimento no aprendizado dos estudantes

Confira 5 filmes que incentivam o aprendizado para assistir no período das férias

Filmes podem ser ferramentas interessantes para serem utilizadas na educação. Foto: Ananda Brayner/LeiaJá

Com a chegada de janeiro, o mês “oficial” de férias para os estudantes brasileiros, é comum o aumento na procura por atividades de lazer e entretenimento. Nesse período de descanso, os alunos aproveitam para “devorar” aqueles livros que esperaram para ler no momento ideal, maratonar suas séries favoritas ou até mesmo assistir a bons filmes.

Apesar de aparentarem servir apenas para diversão e distração, essas práticas também podem trazer importantes ensinamentos aos estudantes, e por vezes apresentar um conteúdo que se encaixe com o que é lecionado em sala de aula. De acordo com um artigo publicado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG), os filmes podem ser ferramentas interessantes para serem utilizadas na educação.

Segundo Gabriella Ernanda, psicóloga especializada no público infantil, assistir a filmes com importantes ensinamentos mesmo no período das férias realmente agrega e traz benefícios ao desenvolvimento no aprendizado dos estudantes.

“Sim, os filmes têm, de fato, o poder de incentivar e desenvolver o aprendizado dos jovens. Por meio de narrativas envolventes e personagens cativantes, o cinema pode transmitir conceitos e valores que complementam os ensinamentos acadêmicos. Além disso, muitos filmes exploram temas universais, históricos, culturais e emocionais, oferecendo perspectivas que, muitas vezes, ultrapassam o que é abordado nas salas de aula. Essa combinação de entretenimento e aprendizado pode estimular o pensamento crítico, a empatia e o interesse por assuntos diversos, contribuindo para o crescimento pessoal e intelectual dos jovens”, explica a profissional.

Para ajudar o aluno trazendo boas indicações, o LeiaJá separou cinco filmes que incentivam o aprendizado e podem fazer o estudante aprender mesmo durante o período das férias. Confira:

O Menino do Pijama Listrado (2008)

No longa baseado em livro de mesmo nome, a história de Bruno, um garoto alemão, é contada. A trama se desenrola no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando Bruno conhece Schamuel, um menino judeu que mora em um campo de concentração. A partir dali, uma bonita e trágica amizade se forma. O menino do pijama listrado aborda importantes temáticas, como humanidade, intolerância, violência e amizade.

Divertida Mente 2 (2024)

Divertida Mente 2 dá continuidade à história da vida de Riley e seu processo de formação de identidade e entendimento das emoções, que no primeiro filme eram apresentadas com Alegria, Raiva, Tristeza, Medo e Nojinho. No segundo longa, com o crescimento da protagonista, novos sentimentos surgem, dando espaço a novas vivências e descobertas na vida de Riley. O longa aborda importantes tópicos, como saúde mental, identidade e laços familiares.

Escritores da Liberdade (2007)

Escritores da Liberdade é baseado em uma história real, e conta a luta que Erin Gruwell, uma professora, trava ao passar a ensinar em uma escola de bairro pobre. Durante as aulas, Erin usa da literatura para trazer reflexões e inspirações, causando uma transformação na vida de seus alunos, que é marcada por violências que atravessam o cotidiano dos jovens. O longa traz uma importante mensagem sobre temáticas de cunho racial, abordando o racismo, a desigualdade e os preconceitos.

Up: Altas Aventuras (2009)

Responsável por contar a história da amizade entre Carl Fredricksen, um idoso ranzinza e viúvo, e Russell, uma criança escoteira de 8 anos, o filme embarca em uma jornada repleta de aventuras e importantes ensinamentos sobre companheirismo. Em Up, os alunos podem refletir sobre amizade, envelhecimento, luto e etarismo.

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016)

No longa de animação, é mostrada Zootopia uma metrópole composta por animais de todas as espécies, que vende o falso sonho de que lá os bichos podem ser quem eles quiserem. Sonhando em ser uma policial, a pequena coelhinha Judy Hopps embarca rumo à Zootopia, mas com a ajuda de Nick, uma raposa que se torna seu amigo, Judy descobre que na verdade existe uma grande discriminação que persegue muitos animas, e a cidade não é tão acolhedora quanto imaginava. O filme traz importantes reflexões sobre discriminação, preconceito, bullying, tolerância e persistência.

LeiaJá também: Confira 5 livros clássicos para ler durante as férias