Vazamento de imagens da prova do Enem está sob investigação da Polícia Federal, afirma ministro

No primeiro dia de aplicação do Enem 2024, houve o vazamento de imagens de uma prova antes do horário permitido

Vazamento de imagens da prova do Enem está sob investigação da Polícia Federal, afirma ministro

Ministro da Educação, Camilo Santana. (Foto: Bruna Araújo/MEC)

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou o vazamento de uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3). De acordo com o chefe da pasta, uma pessoa tentou sair de um local de prova com o caderno em mãos, por volta das 16h. Portanto, duas horas e meia antes do horário permitido para saída com o material. O caso está sob investigação da Polícia Federal.

Santana afirmou ainda, durante balanço preliminar do primeiro dia de prova, que a pessoa envolvida no caso do vazamento passa por depoimento. “Teve de ter todo o procedimento que diz no edital, e ela tá sendo interrogada e investigada pela Polícia Federal”, disse.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, o caso fica sob responsabilidade das forças de segurança. “Quem entra em conflito com a organização da prova no local de aplicação, por exemplo, saindo antes da hora permitida, ele é eliminado. E caso esse conflito cause algum tipo de ameaça, há uma chamada da força policial”, afirmou, por fim.

Neste ano, as provas do Enem acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. O Inep informou o total de 4,3 milhões de inscrições confirmadas para esta edição.

Neste domingo (3), os participantes responderam a 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens, além de uma redação. Já no próximo dia de provas, 10 de novembro, os candidatos enfrentarão mais 90 quesitos de matemática e Ciências da Natureza.