“Tema permite abordar invisibilidade da cultura negra”, diz professor sobre redação do Enem

“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” é o tema da redação do Enem de 2024

“Tema permite abordar invisibilidade da cultura negra”, diz professor sobre redação do Enem

O professor de redação e linguagens Vinícius Oliveira. Foto: Divulgação

“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. O professor de redação e linguagens Vinícius Oliveira, conhecido nas redes sociais como “Profinho”, elogiou a escolha da temática, que, segundo ele, oferece ao aluno diversas abordagens possíveis sobre a invisibilidade da cultura negra no país.

“O aluno pode abordar a invisibilidade da cultura negra e a opressão histórica que as culturas africanas sofrem no Brasil. Também pode ser trazida a hegemonia do branco, o predomínio da religião cristã e a questão da literatura africana no Brasil, que, embora seja importante, não é uma realidade nas escolas”, destaca Vinícius.

O professor lembra que a temática se aproxima da escolha feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a redação da prova de 2016, que propunha uma discussão sobre intolerância religiosa. “Achei o tema muito esperado. É muito comum que o Enem cobre valorização de minorias e, nesse caso, a valorização de uma minoria cultural, permitindo diversas abordagens”, completa.