Abstenção no Enem: 1º dia de provas contabiliza 26,6% de faltosos

O total de inscritos para o Enem foi de mais de 4,3 milhões, e a taxa de participação na prova foi de 74,3%, no primeiro dia

Abstenção no Enem: 1º dia de provas contabiliza 26,6% de faltosos

Camilo Santana, ministro da Educação, e Manuel Palacios, presidente do Inep. Foto: Reprodução/Youtube

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve 1.150.705 pessoas ausentes. O número representa 26,6% do total de 4.325.960 inscritos confirmados no primeiro dia de aplicação da prova, neste domingo (3). A presença de 73,4% dos estudantes aponta para um aumento de participação na prova, em comparação com as últimas quatro edições. O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou os dados no balanço preliminar.

No comparativo, a diminuição é gradual do número de faltosos, desde 2020, quando houve a ausência de 51,5% dos inscritos. Em seguida, o auge de desistência foi em 2021, com 55%. Já 2022 e 2023, porém, os números foram mais próximos da atualidade, com 28,3% e 28,1% de ausências, respectivamente.

De acordo com o chefe da pasta, houve a aplicação do exame em 1.753 municípios, em 10.776 locais de prova. No entanto, também houve casos de ausência, por diversos motivos de logística, totalizando 689 ocorrências. Os registros variam de emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água. Por outro lado, 4.999 participantes foram eliminados durante a prova.

O balanço listou algumas das razões para o número de eliminações:

  • Deixar o local de provas portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação;
  • Portar equipamento eletrônico;
  • Ausentar-se antes do horário permitido (15h30);
  • Utilizar impressos;
  • Não atender orientações dos fiscais.

Concluintes do ensino médio público inscritos no Enem

Do total de inscritos, o ministro informou ainda que 1,66 milhão são estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas. O número representa 94% do total de estudantes da rede pública no Brasil. Em comparação ao ano anterior, 1,18 milhão participaram da prova, sendo 58% do total.

“Acho que isso foi um passo importante, e eu considero que não só pelo esforço dos estados, secretários, secretárias estaduais das redes, que estimulam a inscrição. Mas, consideravelmente, o efeito forte do Programa Pé-de-Meia, que pagará o aluno inscrito que realizar as duas etapas da prova, no dia 3 e no dia 10, pagará mais uma parcela extra para esses alunos”, afirmou o ministro.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, afirmou, por fim, sentir o êxito no primeiro dia do Enem. “Nós conseguimos chegar à finalização das atividades do primeiro dia com muito êxito, estamos felizes com o sucesso. Nós tivemos um êxito muito importante no ensalamento, na organização de todo esse processo, o reconhecimento das provas, até aqui tivemos tido muitos elogios”, disse.

“E vamos ao segundo dia de aplicação, daqui a uma semana, para alcançar o mesmo êxito que tivemos hoje”, concluiu.

Neste ano, as provas do Enem acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. Neste domingo (3), os participantes responderam a 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens, além de uma redação. Já no próximo dia de provas, 10 de novembro, os candidatos enfrentarão mais 90 quesitos de matemática e Ciências da Natureza.