Conheça quem são os “pais” das disciplinas do Enem

Professores relembram as figuras pioneiras que ajudaram a difundir as disciplinas que serão cobradas no exame

Conheça quem são os “pais” das disciplinas do Enem

Antoine Lavoisier é conhecido como o ‘pai da química’. (Foto: Creative Commons)

Com pouco mais de 80 dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na data em que se comemora o Dia dos Pais, professores relembram as figuras pioneiras que ajudaram a difundir as disciplinas que serão cobradas no exame.

Em parceria com o Vai Cair No Enem, o LeiaJá listou os principais “pais” da educação, e os respectivos assuntos mais cobrados em suas matérias. Confira:

HistóriaHeródoto

Segundo o professor Alencar de Sá, Heródoto foi um historiador e geógrafo grego, pioneiro na utilização da narrativa historiográfica. É de Heródoto a famosa frase “o Egito é uma dádiva do Nilo”, utilizada até hoje para traçar a importância desse rio para a civilização egípcia, mostrando como seus escritos foram importantes.

O docente também alerta os estudantes quanto à revisão de dois dos assuntos mais cotados para caírem no exame.

“Não podemos deixar passar a importância da Era Vargas, principalmente nos aspectos ditatoriais, consolidação das leis do trabalho e do papel do governo dele para uma industrialização com base no capital nacional. Importante salientar, também, a marca de 60 anos do golpe militar, que mergulhou o Brasil em uma ditadura de 21 anos. Os desdobramentos políticos desse fato para o Brasil, principalmente com relação à censura, o crescimento do processo inflacionário, a lei de anistia e todo processo de redemocratização do país”, explica Alencar.

Geografia – Milton Santos e Alexander Humboldt

O professor Marcelo Rocha afirma que a disciplina tem várias figuras que podem ser consideradas como pais, mas entre os destaques, podem-se apontar Milton Santos, como o pai da geografia brasileira, e Alexander Humboldt como o pai da geografia moderna. Ele explica que ambos tiveram grandes contribuições para o campo da geografia.

“De alguma forma estão conectados, interligados, influenciam um ao outro”, destaca Marcelo.

Sobre os tópicos cobrados no Enem, o professor salienta que sempre caem questões a respeito dos problemas ambientais, dinâmicos e naturais, e que abordam o espaço urbano e rural. Para isso, Marcelo atenta que é preciso entender as principais atividades econômicas dos dos espaços e seus conceitos e características.

Biologia – Darwin e Aristóteles

O professor de biologia Leandro Alberto explica que Charles Darwin não foi o primeiro a sugerir que as espécies mudam ao longo do tempo, mas sim o primeiro a oferecer um mecanismo viável (a seleção natural) e a reunir um corpo de evidências para apoiar essa ideia.

“Entretanto, esse título de ‘pai da biologia’ geralmente é atribuído a Aristóteles, pois foi ele que fez extensas observações sobre a vida animal e vegetal, desenvolvendo sistemas de classificação e contribuindo significativamente para a biologia, especialmente com seus trabalhos em zoologia”, informa Leandro.

A respeito dos assuntos mais cobrados de biologia no Enem, o docente destaca a Citologia, alertando que podem cair questões sobre funcionamento celular e a relação com doenças como o câncer, ou a biotecnologia, como a produção de vacinas. O tópico da Microbiologia e Imunologia também foi citado pelo professor, que atentou para questões sobre doenças emergentes, como o HIV e a COVID-19, ou sobre a importância da vacinação.

Matemática – Pitágoras

O professor de matemática Ricardo Rocha relembra Pitágoras como um exímio geômetra, que deixou como principal contribuição para a matemática, a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, feito esse, conhecido posteriormente como o “Teorema de Pitágoras”.

“Em relação aos conteúdos que caem na prova, os que mais se destacam são escala, razão e proporção, estatística e matemática básica. A forma como eles costumam aparecer é, normalmente, apresentando problemas do dia a dia”, finaliza o professor Ricardo.

Física – Isaac Newton

A professora de física Clara Layme destaca Isaac Newton como a grande figura paterna da disciplina, recordando seus feitos e descobertas.

“Tivemos muitas figuras paternas ao longos dos anos, como Sócrates, Galileu, Aristóteles… mas se colocarmos no âmbito geral, Newton foi, sim, o Pai da física. No desenvolvimento quase perfeito dos modelos que conhecemos hoje, com apenas simples ferramentas que eram ofertadas o na época, ele realizou feitos incríveis. Newton foi simplesmente um gênio”, conclui.

Para o Enem, Clara elencou os assuntos da área de movimento, como cinemática, dinâmica e energia mecânica; e parte de eletro (estática, dinâmica), ondulatória e termodinâmica.

Química Antoine Lavoisier

Para o professor de química Matheus Leite, Antoine Lavoisier, frequentemente chamado de “pai da química moderna”, teve um impacto profundo e duradouro na disciplina, tendo em vista suas descobertas, e a maneira como sistematizou a química. Feitos como a Lei da Conservação da Massa, a rejeição da Teoria do Flogisto, e a participação no desenvolvimento da nomenclatura Química, podem ser atribuídos a Lavoisier.

Entre os principais assuntos de química que cairão no Enem, Matheus menciona a química orgânica,
através de análises de compostos e suas características, e a química ambiental, abordando as situações e impactos ambientais que acontecem no dia a dia.

Língua Portuguesa Pe. Fernão de Oliveira

Apontado por muitos como o pai da Língua Portuguesa, Luís de Camões é uma figura paterna frequentemente relacionada à disciplina. Em contra partida, há docentes que não acreditam na “paternidade” de Camões.

“Não desmereço a obra camoniana, e assim podemos afirmar que ele é o maior poeta lírico da Língua Portuguesa, mas acho que figura paterna é um pouco de exagero. Consideraria, como pai, o gramático Pe. Fernão de Oliveira. Ele foi o responsável por publicar a primeira gramática em Língua Portuguesa (1536), baseando-se no conceito de gramática como a arte de falar e escrever corretamente”, explica a professora de português, Lane Pires.

Dentre os conteúdos primordiais cobrados na prova, Lane aponta variação linguística, figuras de linguagem, intertextualidade e Funções da Linguagem. “Caem tudo através de gêneros textuais variados em níveis variados”, finalizou a docente.

LeiaJá também: Saiba como usar as Olimpíadas de Paris na redação do Enem 2024