MEC promove cursos de capacitação para ensino bilíngue de surdos  

Universidades e institutos federais espalhados pelo Brasil serão os canais de transmissão para os cursos

MEC promove cursos de capacitação para ensino bilíngue de surdos  

Foto: Freepik

O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para um projeto de formação continuada em educação bilíngue de crianças surdas e com surdo-cegueira. A iniciativa é voltada para preparar os professores, gestores e demais profissionais da educação básica de todo o país.

As aulas serão ofertadas por meio de 18 instituições federais espalhadas pelas cinco regiões brasileiras e contarão com transmissão em estilo híbrido de ensino. No total, o projeto oferta 15 formações presenciais e 4 on-line. 

LeiaJá também: SESI-PE oferece 300 vagas gratuitas em cursos para qualificação profissional 

Assim como os métodos de aprendizagem, a carga horária pode variar de 90 horas (três meses) a 180 horas (seis meses), de acordo com as entidades responsáveis pela transmissão. 

Com temas variados e voltados ao aperfeiçoamento da prática de ensino aos alunos surdos, os cursos trarão também reflexão, discussão teórica, e avaliação dos estudantes.  

Fique atento aos requisitos para realizar a inscrição nos cursos: 

Ser professor ou profissional da educação básica da rede pública;

Atuar nas instituições credenciadas junto às secretarias de educação; 

Possuir disponibilidade para participar das atividades on-line.

No momento, estão abertas as inscrições para as formações de práticas educativas para a educação bilíngue de surdos, educação bilíngue e alfabetização para a criança com surdo-cegueira congênita e aperfeiçoamento de tradutores e intérpretes de libras-português na educação básica.

Saiba como se inscrever em na página do MEC.