Aprovados no concurso da SEE cobram cronograma de convocação

Além da exigência do calendário, o aprovados apontam ocorrência de desvio de função durante encontro promovido pela comissão de Educação da Alepe

Aprovados no concurso da SEE cobram cronograma de convocação

Aprovados no concurso da SEE em ato na Alepe. Foto: NANDO CHIAPPETTA/Alepe

Aprovados no concurso da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) cobraram cronograma de convocação durante encontro promovido pela comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na ocasião, os profissionais exibiram cartazes e palavras de ordem para que mais trabalhadores classificado no certame sejam chamados.  

Durante a audiência, a deputada Dani Portela (Psol) apresentou dados da pasta que apontam que, até dezembro de 2022, 19 mil professores da rede de Pernambuco trabalhavam sob o regime de contrato temporário. “Os contratos temporários vêm sendo renovados, enquanto cerca de sete mil professores, 1.300 analistas e seis mil assistentes administrativos aguardam convocação”, ressaltou a parlamentar. 

Além da exigência do calendário, os aprovados apontam ocorrência de desvio de função. “Hoje, 438 professores ocupam cargos de analistas. Nove a cada dez professores que ensinam artes, filosofia e sociologia não têm formação específica para ocupar esses cargos”, disse o representante dos aprovados, Rodrigo Ferreira.

Apesar da cobrança, o gerente geral de gestão de pessoas da SEE, José Alysson Pereira, informou
que o Estado já tem convocado professores, analistas e assistentes administrativos do cadastro de reserva.

“O edital previa 2.097 vagas para docentes, e já foram 3.591 nomeações. Da mesma forma com analistas e assistentes, que tiveram 812 nomeações, e o concurso ofertava 584 vagas”, justificou o gerente.