Vigilância Sanitária do Paulista reforça fiscalização de alimentos durante a Semana Santa
As equipes atuaram na área central do município e na região das praias
abril 18, 2025 - 12:42 pm

Foto: Divulgação
A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Paulista intensificou, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), as ações de inspeção em estabelecimentos que comercializam alimentos típicos do período da Páscoa, como pescados, chocolates e outros produtos bastante procurados na Semana Santa. As equipes atuaram na área central do município e na região das praias, com foco principal em supermercados e feiras.
De acordo com Mônica Oliveira, diretora da Vigilância Sanitária, as ações visam não apenas fiscalizar, mas também orientar consumidores e comerciantes. “Estamos com equipes no centro e outra na área das praias. Hoje, nossa ação teve como foco principal os supermercados, fiscalizando os pescados, chocolates e demais alimentos voltados ao período da Semana Santa. Em nossas inspeções, aproveitamos para orientar os consumidores in loco, passando algumas observações sobre limpeza dos estabelecimentos e boas práticas de manipulação”, explicou.
Durante as inspeções, alguns produtos foram inutilizados por apresentarem condições inadequadas. “Hoje recolhemos vários produtos que estavam com características ruins, como pescados congelados ressecados, com pele soltando e cor alterada”, relatou Mônica. Ela ainda destacou que, neste primeiro momento, o foco é a inutilização de mercadorias irregulares e a orientação. “Em outro momento, retornamos para verificar se o estabelecimento encontra-se adequado de acordo com as normas sanitárias.”
A secretária de Saúde do município, Shisneyda Furtado, reforçou a importância da ação. “Esse trabalho da Vigilância é essencial para garantir que os alimentos consumidos pela população estejam dentro dos padrões exigidos. Nosso compromisso é com a saúde pública e com a prevenção de riscos que possam comprometer o bem-estar dos paulistenses”, destacou.
A população também pode colaborar com o trabalho da Vigilância Sanitária. Caso identifique alguma irregularidade, o cidadão pode enviar denúncias, sugestões ou dúvidas por meio do e-mail oficial: vigilanciasanitariapaulista@gmail.com. A participação popular é uma ferramenta importante para fortalecer a fiscalização e ampliar o alcance das ações preventivas no município.
*Da assessoria