Em Brasília, Álvaro Porto tenta ressuscitar PSDB de Pernambuco

Entre as estratégias de gestão está a reativação de segmentos diversos do partido

Em Brasília, Álvaro Porto tenta ressuscitar PSDB de Pernambuco

Marconi Perillo e Álvaro Porto. Foto: Divulgação/Ascom

Reunidos nesta quarta-feira (16), em Brasília, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente do diretório regional de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, iniciaram a discussão de estratégias para reestruturar o partido no estado. Foram definidas ações que culminarão com a formação de chapas competitivas para a disputa de deputado estadual e federal em 2026.

“Estamos prospectando quadros, conversando com lideranças e traçando caminhos para revigorar o PSDB no Estado. Neste processo, estamos trabalhando para assegurar o fortalecimento da legenda, reocupação de espaços e crescimento representatividade”, afirmou Porto.

No encontro ficou acertado também que o Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política da sigla, além dos programas PSDB Mulher, PSDB Jovem, PSDB Afro serão ser reativados em Pernambuco, contribuindo para a inserção social e fortalecimento estadual da legenda. Foram tratadas ainda questões de ordem prática relacionadas à gestão administrativa do partido.

Reconstrução do PSDB de Pernambuco é meta do deputado

Desde a intervenção do diretório nacional do PSDB, no início do mês, que terminou com a desfiliação em massa de todos os prefeitos, Porto vem tentando reorganizar o partido, agora como presidente estadual. Era seu intuito há muito tempo, tendo em vista que não estava satisfeito com os rumos que a sigla estava seguindo, desde a desfiliação da governadora Raquel Lyra, que embarcou para o PSD, deixando sua vice, Priscila Krause, em seu lugar. A ex-Cidadania não esperou o assento esquentar, e levou consigo todos os prefeitos do PSDB para o partido de Gilberto Kassab.

Como já era adversário político da governadora, Porto agora é inimigo declarado, e pretende ressuscitar o PSDB de Pernambuco para se recolocar no campo da oposição. O parlamentar, no entanto, não disfarça o apoio ao prefeito João Campos (PSB), e deve subir em seu palanque na campanha para governo do estado no ano que vem.

*Com informações da assessoria.