Dia do Exército: Raquel Lyra participa de celebração dos 377 anos do Exército, no CMNE

Governadora foi condecorada com a Ordem do Mérito Militar do Exército

Dia do Exército: Raquel Lyra participa de celebração dos 377 anos do Exército, no CMNE

A governadora Raquel Lyra (PSD) em solenidade do Dia do Exército no Comando Militar do Nordeste (CMNE). Foto: Vitória Silva/LeiaJá

O Exército Brasileiro celebra, no próximo dia 19 de abril, os 377 anos desde sua fundação. A data, conhecida como Dia do Exército, já é comemorada em diversos quartéis e comandos ao redor do país. Em Pernambuco, a cerimônia em alusão ao aniversário da força terrestre aconteceu nesta quarta-feira (16) e reuniu centenas de militares e seus familiares na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participou da solenidade e foi condecorada com a Ordem do Mérito Militar do Exército.

Comandante do CMNE, o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro presidiu a cerimônia. Além de Raquel Lyra, outras autoridades políticas também estiveram presentes na celebração, como o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Roberto Machado; representante do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Nise Pedroso Lins de Sousa; a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD) e outros representantes dos Três Poderes.

Dia do Exército

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu entre 18 e 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco, à época uma capitania. No confronto militar, brasileiros de diferentes grupos étnicos se reuniram pela primeira vez para combater a dominação holandesa. A batalha aconteceu no Morro dos Guararapes, atualmente em Jaboatão dos Guararapes, e foi um episódio decisivo da Insurreição Pernambucana.

“A gente veio prestigiar os 377 anos do nosso Exército. O Exército Brasileiro nasceu em Pernambuco, na Batalha dos Guararapes, onde todos, de todas as cores, uniram-se em defesa da nossa pátria e da nossa soberania. Desde então, o Exército tem trabalhado, firme e forte, para garantir que o nosso país seja soberano e possa cuidar de sua gente da melhor maneira possível”, declarou a governadora Raquel Lyra.

“Aqui [em Pernambuco] nasceu a pátria. Aqui nasceu a formação da nacionalidade brasileira. É um estado que tem nos acolhido muito bem ao longo de toda história. Estado esse que tem estabelecido uma série de parceiras que têm contribuído muito para a missão da força terrestre aqui no Nordeste, seja na defesa da pátria ou no atendimento às demandas da nação brasileira”, acrescentou o general Ribeiro.

Escola de Sargentos em Pernambuco

A futura Escola de Sargentos do Exército (ESE) será construída a partir do segundo semestre de 2025. O empreendimento, que é um sonho militar datado em décadas, foi alvo de diversas críticas de ambientalistas e é considerado polêmico até hoje, ainda que sua implementação seja uma decisão tida como irreversível.

Durante entrevista, nesta quarta-feira, a governadora Raquel Lyra e o general Ribeiro falaram sobre as obras da futura ESE. A escola terá sede em Aldeia, no município de Paudalho. A chefe do Executivo estadual enfatizou que a instituição atrairá talentos do Brasil para o estado.

“Aqui em Pernambuco temos a grande possibilidade de, muito em breve, darmos início às obras da Escola de Sargentos. Pernambuco espera que isso possa acontecer e estamos fazendo a nossa parte junto com o Exército. Temos um investimento da ordem de R$ 2 bilhões e poderemos abraçar o Brasil inteiro, que virá para cá para poder se formar. Esse é um sonho para Pernambuco e sei que é um sonho do nosso Exército”, afirmou a gestora.

Condecoração

Na solenidade do Dia do Exército, Lyra também recebeu a condecoração da Ordem do Mérito Militar, a maior do Exército. “Para mim, como governadora do nosso estado e cidadã pernambucana, é uma honra receber a maior comenda do Exército Brasileiro. Represento todos que trabalham no Governo do Estado buscando construir parcerias sólidas com as instituições que fazem bem ao povo”, concluiu a governadora.

O comandante do CMNE, general Ribeiro, finalizou: “O comandante do Exército, ao propor da governadora Raquel Lyra, para receber a mais alta distinção do Exército, presta o justo reconhecimento a tudo que aquilo que o Governo de Pernambuco faz em prol do CMNE. Posso destacar, dentre tantas parcerias, a implantação da Escola de Sargentos do Exército. A ESE está vindo para cá pela força do estado de Pernambuco, pela força do conjunto das instituições públicas e privadas, e da sociedade geral, que abraçou essa proposta”.

LeiaJá também