Vereadores de São Lourenço da Mata reclamam da mudança de batalhão da PM
Novo local do 20º BPM será em uma área do Privê Vermont, no bairro do Timbi, em Camaragibe
abril 15, 2025 - 6:59 pm

Área onde será construído o 20º BPM. Foto: Reprodução/Google Street View
Vereadores de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, reclamaram, nesta terça-feira (15) da retirada do 20º Batalhão da Polícia Militar do município. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Barbosa (PSB), a governadora Raquel Lyra (PSD) não teria informado aos poderes Executivo e Legislativo acerca da mudança devido a divergências partidárias.
“Tá aqui a mudança, sem falar com o prefeito, sem falar com a Câmara, sem fazer uma audiência pública para discutir esse assunto com a população de São Lourenço”, indagou o parlamentar.
Ele afirmou ainda, na tribuna da Casa, que o 20º BPM é “patrimônio” do município, e teceu críticas à situação atual da segurança pública no estado. O discurso, no entanto, enveredou para um lado partidário, quando falou do prefeito Vinicius Labanca (PSB). “Como eu posso, nessa manhã, elogiar um governo que não tem responsabilidade nenhuma com São Lourenço da Mata, só porque o prefeito é de partido diferente”, disse.
Ex-vice-prefeito também reclama na tribuna
Dialogando com o presidente, o vereador e ex-vice prefeito da cidade, Dr. Gabriel Neto (Avante) também teceu suas críticas e reclamou da decisão. “Isso prova o desrespeito, a desatenção que essa governadora tem por São Lourenço da Mata”, disse, apesar de seu partido ser atualmente da base do governo.
O parlamentar relata ainda que esteve presente no lançamento do programa Juntos Pela Segurança, em 2023, na ocasião enquanto vice-prefeito. Ele conta que Lyra disse à época que faria uma ampliação no 20º BPM, “mas nunca foi falado ali que ia se tirar o batalhão do município”.
Ele afirmou ainda que se junta ao presidente da Câmara e ao prefeito da cidade para, se for necessário, comparecer ao Palácio do Campos das Princesas, no Recife, para externar a indignação diretamente com a governadora.
O que diz o decreto
A governadora Raquel Lyra assinou, no dia 8 de abril, o decreto nº 58.415, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, área de terra no município de Camaragibe, no Grande Recife. O memorial descritivo, em anexo no texto, informa que a desapropriação da área é para a construção do 20º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco.
Com uma área total de 5.385,85 m² e perímetro de 300,90 m, o novo equipamento será construído dentro do Privê Vermont, no bairro do Timbi, em frente à maternidade da cidade. A informação do local foi confirmada pela prefeitura de Camaragibe. Dento dessa área de Mata Atlântica fica a nascente do Rio Beberibe, que corta a Região Metropolitana e deságua no oceano Atlântico.
20º BPM
De acordo com o portal da Polícia Militar, o 20º Batalhão possui três Comandos de Policiamento Metropolitanos, e com responsabilidade territorial em todos os bairro de São Lourenço da Mata e Camaragibe.