Sisu 2025: saiba como funciona a lista de espera da seleção

Processo seletivo conta apenas com uma chamada regular e lista de espera

Sisu 2025: saiba como funciona a lista de espera da seleção

Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foto: Júlio Gomes.

Após o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2025 ser divulgado, depois de problemas técnicos, nesta segunda-feira (27), os participantes que não foram selecionados nas duas opções de curso poderão se submeter à lista de espera.

Ao todo, foram aprovados 254.899 candidatos, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior. Os candidatos aprovados poderão realizar o processo de matrículas a partir desta terça-feira (28), até o dia 31 de janeiro nas universidades. 

Os estudantes que não foram aprovados nesta chamada regular, poderão apontar interesse na lista de espera. Confira abaixo como funciona todo a listagem de remanejamento do processo seletivo e atualizações do cronograma da seleção: 

Mudanças na lista de espera do Sisu 

Nas outras edições, os participantes tinham a opção de participar de duas chamadas, onde os candidatos que não foram selecionados na primeira opção de curso, mas tinham sido aprovados na segunda, poderiam se inscrever na lista de espera e se inscrever na lista de espera para a primeira opção. 

De acordo com o edital, poderão participar da lista de espera do Sisu 2025, apenas os candidatos que não foram selecionados na chamada regular em nenhuma das opções de curso escolhidas na inscrição do Sisu 2025. O processo seletivo conta apenas com uma chamada: regular e lista de espera, em uma única etapa.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu 2025

Para participar da lista de espera, os candidatos deverão manifestar seu interesse por meio da página do Sisu , entre o dia no período de 28 a 31 de janeiro, seguindo o cronograma atual.

Contudo, de acordo com o documento da seletiva, a manifestação de interesse na lista de espera deve ser realizada em apenas um dos cursos escolhidos no processo de inscrição do Sisu 2025. 

Além disso, ainda segundo a normativa, os selecionados na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderão participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

Cronograma Sisu 2025

Matrícula ou o registro acadêmico nas instituições de ensino: 28 a 31 de janeiro

Manifestar interesse em participar da lista de espera: 28 a 31 de janeiro

Convocações dos selecionados pela lista de espera:  12 de fevereiro a 30 de setembro

LeiaJá também: Confira os documentos necessários para a matrícula no Sisu 2025