UFPE e UPE oferecem 7.500 vagas em curso de extensão para docentes

Formação abordará relações étnico-raciais e educação escolar quilombola

UFPE e UPE oferecem 7.500 vagas em curso de extensão para docentes

Interessados podem se inscrever no período de 8 a 25 de novembro. Foto: Freepik.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) estão ofertando, ao todo, 7.500 vagas para a “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e Educação Escolar Quilombola (EEQ)”. O curso será completamente gratuito e on-line, e os interessados podem se inscrever no período de 8 a 25 de novembro, pela internet.

O principal objetivo da iniciativa, que é fomentada pelo Ministério da Educação e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é proporcionar uma formação continuada e baseada em temáticas inclusivas e antirracistas para docentes e gestores pedagógicos que atuam na educação básica, com base nos valores da ERER e EEQ.

Principais informações do curso

Para dar seguimento ao processo seletivo, os candidatos devem optar por apenas uma das instituições no ato de inscrição. Como toda a formação acontecerá de forma remota, caso não possuam dispositivos eletrônicos, os selecionados que residem em Pernambuco poderão utilizar os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para estudar e assistir às aulas.

O programa tem início previsto para fevereiro de 2025, e conta com uma carga horária de 120 horas, tendo 3 meses de duração. Além disso, a extensão será dividida em quatro módulos. São eles: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática; e Gestão Democrática para a Diversidade.

Confira o edital na íntegra

Desenvolvido por EmbedPress

LeiaJá também: UFPE divulga editais de pós-graduação para 2025