Agência de formatura declara falência e frustra estudantes
A Agência W9 enviou email aos estudantes dizendo que não estava conseguindo cobrir as despesas
setembro 22, 2014 - 11:06 am
Com informações de Nathan Santos
A Agência W9, responsável por realizar formaturas, casamentos e ensaios fotográficos em Recife, Natal e Petrolina, anunciou falência na manhã desta segunda-feira (22). Diversas comissões de estudantes estão na sede da empresa, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.
Através de email, a agência informou que o motivo do encerramento das atividades seria uma crise financeira, que tem acarretado “uma alta inadimplência que em alguns momentos tem chegado a mais de 60%”. A estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Raíssa Bezerra, teria colação de grau na próxima quarta-feira (25). “Todo mundo foi pego de surpresa. Não havia indícios que isso fosse acontecer”, disse Raíssa, que pretende acionar a Justiça e prestar queixa na Delegacia do Consumidor.
Segundo a estudante, os próprios funcionários não estavam sabendo da falência da empresa. “Fomos falar com o pessoal da recepção e eles souberam através da gente”, disse. A estudante da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOPE), Hallysandra Tavares, é outra insatisfeita que decidiu ir até a sede da W9. Segundo ela, a sua turma teve um gasto médio de R$ 200 mil com a formatura.
Outra estudante, Ana Aline dos Santos, foi acompanhada da mãe para reclamar. “Agora vou prestar queixa para não ser lesada”, disse ela que, sozinha, já havia gasto R$ 20 mil com a agência. A mãe, Maria Aparecida dos Santos, também está surpresa com a notícia. “Nunca imaginei que isso aconteceria com minha filha. Não tenho condições de repor esse dinheiro”, lamenta.
O advogado Leandro José Pereira tem uma prima lesada. Ele aproveitou a movimentação para esclarecer os estudantes. “Estou orientado o grupo a procurar a Delegacia do Consumidor. Também vamos entrar com um processo judicial”, comenta o advogado.
As comissões de estudantes tentaram entrar em contato com o proprietário da empresa, mas não conseguiram contatá-lo. No email enviado pela W9, a agência informou que a assessoria jurídica ficará responsável por dar prosseguimento às anulações.
Confira abaixo o email enviado aos estudantes: